domingo, 7 de junho de 2009

Travessia do Algarve : via algarviana II ...

Dedicamos o fim-de-semana à preparação das bicicletas, para a travessia da via algarviana.

Sábado: Montagem dos apoios e das mochilas nas bicicletas e afinações finais (espero que sejam as últimas !!).

Ao primeiro contacto estranha-se o peso e o desequilíbrio que as mochilas provocam. Uma coisa é pedalar numa bicicleta com 11 kg., outra é rebocar uma bicicleta, mais a carga, que pode perfazer uma peso até aos 20 kg, ou mais ...

Domingo : Saímos a treinar com alguma carga nas mochilas. Percursos variados: estrada, estradão, veredas, caminhos com pedras, descidas rápidas e descidas técnicas. Fizemos um pouco de tudo e a impressão que nos ficou foi boa. A adaptação também foi rápida.

A rolar o comportamento da bicicleta é normal, se descontarmos o peso que se sente na traseira.

A descer convém controlar a velocidade e antecipar as reacções da direcção para evitarmos surpresas. Há a tendência da roda traseira fugir um pouco. Cuidados redobrados a ter também nas curvas apertadas ( a direcção fica muito leve e pode comprometer a trajectória).

A subir sente-se o peso da carga e para contornarmos essa dificuldade é conveniente subir em rotação, mais leves, controlando a cadência. Não fizemos subidas longas (daquelas de 3 ou mais km.), mas acredito que uma relação de pedalada mais leve será ideal para poupar as pernas e assegurar uma boa oxigenação. Claro que estas foram as sensações de um treino, falta a prova dos nove. Quarta-feira teremos acesso à resposta final.

Sem comentários:

Enviar um comentário