terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Caminhos...



Não me canso de dizer: Santa Catarina da Fonte do Bispo é dos melhores sítios para a pratica do btt.
No domingo, atravessei a povoação subindo no sentido dos lavadouros. Junto aos lavadouros, para quem se aventura nestes caminhos, é conveniente dar uma olhadela ao painel com os mapas dos diversos percursos pedestres.



É fácil, não se perde nada, usarmos esses caminhos para, com ligações pelo meio, desenharmos um percurso deveras interessante e sempre difícil de digerir (Santa Catarina não facilita). Btt, aqui, é sinónimo de exigência física mas de muita diversão e excelentes paisagens.
Desta vez, decidi-me por subir aos moinhos (nunca o tinha feito por este lado).
Moinho combina com vento e com cumeadas. Por isso quando vos falarem em moinhos preparem-se porque vem aí subida da rija, por regra "durinha".



Aos moinhos de Santa Catarina chega-se serpenteando o cerro pelo traçado do caminho pedestre. Excelente piso até à primeira vivenda. Depois, uma centena de metros de caminho menos bom que desemboca numa plataforma, ao jeito de miradouro, dá-nos a oportunidade de apreciar a povoação espreguiçada pela várzea e, a sul, os contornos dos cerros de Montefigo.
Muito bonito!
Depois desta paragem obrigatória falta comer a "fava", a parte mais dura da subida. Inclinação respeitável que obriga ao uso da "avozinha" - e se mais houvesse ...






Por fim os dois moinhos em ruínas, mas em vias de recuperação ?!?! (pelo que vi, estão a decorrer obras junto aos moinhos).
À volta cerros e mais cerros e Santa Catarina lá ao fundo no vale.
O percurso pedestre conduz a uma descida por vereda muito fechada pelas estevas. Não arrisquei e voltei pelo mesmo caminho até ao percurso principal.



Depois continuei para norte, subindo ...

Sem comentários:

Enviar um comentário