terça-feira, 1 de março de 2011

Passeios... ( de Olhão à Fôz de Odeleite)

No domingo, depois de alguns adiamentos - o tempo não ajudou - lá fizemos mais um passeio entre Olhão e a Fôz de Odeleite (passeio habitual todos os anos, uma ou mais vezes).
Desta vez, apresentaram-se seis marafados : o Helder, o Hugo, o Bruno, o José Parente, o Miguel (filho do Helder) e eu.
Três estreias: o Bruno, o José Parente e o Miguel que, além de novato, era o "miúdo" do grupo. Só para que conste: portou-se bem e é merecedor da distinção de "jovem dinossáurio".
Primeira parte pela ecovia até Vila Real de Santo António, com ligação a Castro Marim para a sandes de presunto da praxe - as barrinhas e o gel puxam carroça mas não consolam o estômago.
Depois, ligamos, por estrada, até ao caminho que sobe para a barragem do Beliche. Ultrapassada a barragem foi subir para o Azinhal. Nova paragem para uma coca-cola, antes de fazermos a descida até à margem do Guadiana.
Com Almada do Ouro para trás, subimos para Alcaria e em seguida descemos, e bem - é uma descida longa, rápida mas muito bonita - até Odeleite.
A partir daqui são alguns quilómetros pela margem da ribeira de Odeleite, num percurso lindo, com passagem junto ao restaurado moinho de marés, até ao rio Guadiana. Por fim, um pouco de estrada, e estamos na Fôz de Odeleite - agora mais arrumada e embelezada depois das obras de saneamento e pavimentação.
Por sorte, a bica que nos garante os banhos continua no mesmo sítio e com a água fresquinha (há quem a considere fria, mas deve ser por má vontade).
Depois do banho, um saltinho a Alcoutim, a fazer tempo para o jantar, com as "Marias", no restaurante "Os Arcos".
Só para os que gostam de números: foram 102 km em 5:35 horas de andamento (o tempo absoluto ultrapassou as 7 horas, mas com sandes, fotografias e muita conversa pelo caminho).
Agora é só esperar pela próxima..


...9:15... Partida...

Ecovia. Marim.

Ecovia. Fuzeta.

Ecovia. Pedras d'el Rei.

Vereda. Cacela Velha.

Perto da Manta Rota.

Paragem para "almoço". Castro Marim.

A caminho do Beliche.

Subida para o Beliche.

Descida para a barragem do Beliche.

Subida para o Azinhal.

Junto ao Guadiana. Almada do Ouro.

Miguel... o "novo dinossáurio"...

Subida para Alcaria.

Descida para Odeleite.

Odeleite.

Ribeira de Odeleite.

Fôz de Odeleite.

...16:45... Chegada à Fôz de Odeleite.


Sem comentários:

Enviar um comentário