domingo, 31 de outubro de 2010

Passeios...


Subida difícil com acesso ao Curral da Pedra


Depois de algumas dúvidas - o Helder não estava com muita vontade de pedalar - acabamos por sair para a volta de sábado. Poucos (5), que o tempo não convidava e alguns dos habituais companheiros estavam noutras aventuras - os peregrinos estavam de regresso de Fátima, debaixo de muito mau tempo; e os "Fateixas" estavam a fazer a Via Algarviana, algures entre Vaqueiros e o Cachopo.
Saímos do "Janela" e rumamos a S. Catarina não tardando a aparecer a chuva acompanhada pelo vento forte, que não nos largou até ao fim.
Depois da primeira linha de montes, a norte do "Desbarato" e passada a ribeira do Alportel, iniciamos uma subida em rampas sucessivas que nos levou até por cima (leste) de Curral da Pedra.
Como não me chegassem as dificuldades do percurso - subida bem dura - a chuva e o alto teor de humidade não me permitiam ver um palmo à frente do nariz - os óculos estavam permanentemente embaciados.
Numa das rampas deixei a roda traseira patinar e , tentando tirar os pés dos encaixes - é nestes momentos que os pedais de encaixe nos costumam pregar partidas - não consegui e tombei para o lado direito.
Instintivamente procurei proteger-me da queda esticando o braço e ZÁS!!! ... a mão bateu numa pedra de xisto, afiada como um bisturi, e cortei a luva e a mão. Um corte de 4 centímetros, bastante profundo, que obrigou-me -e ao grupo, por solidariedade - a regressar a Olhão.
Não me foi fácil chegar a S. Catarina, com a mão direita incapacitada, as descidas de xisto molhado e com os óculos permanentemente embaciados - lembram-se do A. Zulle e dos problemas de visão quando chovia ?! ...
Resumindo: visita ao posto médico, 4 ou 5 pontos na mão direita e alguns dias a ver passar a caravana.
É a vida, como dizia o outro ...

P.S. Tenho de voltar aquelas rampas, com bom tempo - sol e boa visibilidade - porque a paisagem é fantástica, com um toque ainda selvagem.
Já estou a imaginar umas boas fotos ...

Sem comentários:

Enviar um comentário